Tartufo
Projeto NÓS/NOUS
teatro
22 junho a 26 junho 2022
qua: 19h30; qui: 19h30; sex: 19h30; sáb: 19h30; dom: 16h30
Teatro Nacional D. Maria II
Foi com o objetivo de criticar todos os hipócritas da sua época que Molière escreveu Tartufo. A primeira versão desta comédia apareceu em 1664, provocando uma tal reação por parte da igreja e dos tribunais franceses, que acabaria por ser censurada. Só em 1669 é que viria a conhecer a sua versão final.
Nesta peça, Molière faz uso da necessidade que uma burguesia em ascensão tinha de se afirmar, para criticar a sociedade do seu tempo através de uma personagem hipócrita, mentirosa, manipuladora, sedutora em obter benefícios próprios.
O espetáculo é resultado da atual edição do Projeto NÓS/NOUS, iniciativa internacional que pretende aprofundar o intercâmbio da cultura teatral entre França, Galiza e Portugal, pensando-o como um território cénico comum. Desenvolvido por quatro teatros (Célestins – Théâtre de Lyon, Centro Dramático Galego, de Santiago de Compostela, TNDM II e TNSJ) e por quatro escolas superiores de arte dramática (ENSATT, de Lyon, ESAD, de Vigo, ESTC, de Lisboa e ESMAE, do Porto), promove a profissionalização e internacionalização de estudantes em final de percurso académico, através do contacto com criadores de renome internacional.
Projeto financiado pelo programa europeu Erasmus+ K2
Ficha técnica:
Moliére, texto; Tónan Quito, direção; Bernardo Santo Tirso, Carlos Correia, Carolina Parreira, Haïthouni Hamada João Maria Fialho, Marcos Fernández, Romane Buunk e Yaiza Portela , interpretação.
Local:
Teatro Nacional D. Maria II
teatro