Terra Nullius
Paula Diogo
teatro, visitas guiadas
24 janeiro 2021 a 29 janeiro 2022
seg: 17h; sex: 17h; sáb: 17h
Teatro Nacional D. Maria II
Terra Nullius foi um termo criado pela lei internacional para definir territórios que não pertenciam a ninguém e por isso podiam ser ocupados. Ainda hoje existem territórios Terra Nullius como: Bir Tawill (uma faixa de terra entre o Egipto e o Sudão), a Antártida, o mar internacional e a Lua. Mas Terra Nullius encerra também um significado poético. Uma ideia de território inexplorado, uma espécie de oásis de liberdade onde seria possível recomeçar e repensar a nossa ideia de sociedade.
Durante um ano, Paula Diogo esteve em Reiquiavique, na Islândia, a desenvolver um projeto que tentava capturar uma ‘experiência do lugar’ cruzando-a com narrativas pessoais e coletivas – Como procedimento duas ações simples: caminhar e escrever. A criação de Terra Nullius prevê um espetáculo que transborda do espaço do teatro, ocupando a geografia urbana da cidade e o espaço virtual de discussão e pensamento.
O espetáculo inicia-se junto ao rio, a 400 metros do Lux Frágil, e termina no Teatro Nacional D. Maria II. Ponto de encontro aqui.
Audiocaminhada disponível em português e inglês.
Espetáculo integrado no Feminist Futures Festival.
Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis e disponibilidade para caminhar.
Ficha técnica:
Paula Diogo, direção de projeto, criação e performance.
11 €
Local:
Teatro Nacional D. Maria II
teatro