Um corpo que dança – Ballet Gulbenkian 1965-2005
O documentário Um corpo que dança é exibido no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Dança. Nele, o realizador Marco Martins conta a história do Ballet Gulbenkian, dando a conhecer o percurso da companhia, desde a sua génese, em 1965, até à extinção em 2005. Em paralelo, um olhar sobre o desenvolvimento da dança moderna em Portugal e a história política, económica e sociocultural do país.
O filme apresenta imagens de arquivo inéditas e entrevistas a criadores, historiadores e diretores do Ballet Gulbenkian, como Vasco Wellenkamp, Milko Sparemblek, José Sasportes, Olga Roriz, Jorge Salavisa, Ricardo Pais, João Fiadeiro, Vera Mantero, Isabel Ruth, Paulo Ribeiro ou Clara Andermatt.
A 6 de maio, a sessão conta com a presença do realizador Marco Martins, do coreógrafo Rui Horta e da bailarina Florinda Loureiro, para uma conversa em torno da temática da dança, do seu passado, do presente e futuro, e do Ballet Gulbenkian, nomeadamente, o seu papel na construção da dança que conhecemos hoje.
Entrada livre mediante lotação da sala e marcação prévia para o email umteatroemcadabairro.avenidas@cm-lisboa.pt
Ficha técnica:
Portugal, 2022, 2h07 min., M/12
Local: