Veneza em Festa
De Canaletto a Guardi
O Museu Calouste Gulbenkian recebe os mestres da pintura veneziana do século XVIII, numa exposição realizada em colaboração com o Museo Thyssen-Bornemisza.
Depois da colaboração que desenvolveram em 2009 dedicada ao pintor francês Henri Fantin-Latour, os dois museus voltam a promover um encontro de obras das suas coleções, motivada pelas afinidades que as caracterizam. Este novo projeto, que se inicia em Lisboa e terá continuidade em Madrid no início de 2025, tem como tema a pintura veneziana do século XVIII, já que os dois museus possuem nas suas coleções obras que se encontram e se complementam.
Pintores incontornáveis como Canaletto, Guardi, Bellotto e Tiepolo, autores de algumas das mais brilhantes composições do seu tempo, encontram-se entre os artistas selecionados. As feste, celebrações realizadas na Sereníssima, as vedute, vistas panorâmicas de um determinado local, e os capricci, arquiteturas fantasistas fruto da imaginação dos artistas locais, por natureza todas elas motivos festivos, constituirão o foco desta apresentação.
Quarta a segunda, das 10h às 18h
Ficha técnica:
Museu Calouste Gulbenkian/Museo Thyssen-Bornemisza. Luísa Semedo, curadora.
6 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)
Local: