Ventos do Apocalipse
Teatro GRIOT/ Artistas Unidos
Adaptação ao palco do romance homónimo da escritora moçambicana distinguida com o Prémio Camões 2021, Paulina Chiziane, esta coprodução entre o Teatro GRIOT e os Artistas Unidos é, nas palavras de Noé João, um exercício sobre “a memória e a guerra interpretado por quatro personagens em busca da terra prometida.”
A partir de um desafio do ator Daniel Martinho, que incidia em trabalhar textos de escritoras africanas, o ator angolano, que aqui se estreia como encenador, inspira-se no romance de Chiziane por lá ter encontrado a odisseia de homens e mulheres que, para fugir da guerra, partem em busca da paz. São histórias africanas aquelas que se contam em Ventos do Apocalipse, e que o próprio conta ter testemunhado no passado, quando “em Luanda, na casa de família, muitos daqueles que fugiam da guerra foram acolhidos” e com ele as partilhavam.
O espetáculo estreia a 7 de julho no Festival de Almada, fazendo temporada na Politécnica a partir de dia 13. [texto:Frederico Bernardino/ACL]
Ficha técnica:
Teatro GRIOT/ Artistas Unidos. A partir de Paulina Chiziane. Noé João, autoria e encenação; Daniel Martinho, Gio Lourenço, Lara Mesquita e Rolaisa Embaló, interpretação.
10 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)
6 € - preço único: Dia do Espectador (terça-feira)
Local: