Visitas ao Cemitério dos Prazeres
Realizam-se, em maio, três visitas que dão a conhecer a história e a evolução do espaço envolvente, a arquitetura funerária, a simbologia e outros temas do Cemitério dos Prazeres.
Programa:
11 maio: 15h
A Memória das Palavras – poetas e escritores
Percurso sobre histórias de poetas e escritores que estão ou estiveram no Cemitério dos Prazeres como Fernando Pessoa, Aquilino Ribeiro, Cesário Verde, David Mourão-Ferreira, Marquesa de Alorna, António Gedeão, entre tantos outros que fazem parte da memória coletiva desta cidade e que tantas vezes nos fizeram, rir, chorar ou até sonhar.
18 maio: 10h30
Arquitetura Funerária – um caminho diferente
Esta visita visa mostrar a dinâmica do cemitério ao nível das construções e a forma como alguns jazigos vêm mimetizar a arquitetura dita civil, com o uso de elementos característicos de Arte Nova, Arte Dèco, Estado Novo, ou a tentativa de reproduzir a Casa da Vida no cemitério, com o exemplo do jazigo Burnay.
25 maio: 11h
Fim de Semana dos Jacarandás
Com o início da Primavera, Lisboa pinta-se de roxo, coberta pelas flores dos jacarandás. Visite os jacarandás do cemitério dos Prazeres e fique a conhecer a sua história: como chegaram ao nosso país e como se espalharam pela cidade. Nesta visita, percorrendo o cemitério entre os vários pontos onde os jacarandás florescem, entre jazigos antigos e modernos, ficará a conhecer Avelar Brotero e algumas construções e personagens de destaque.
Sujeita ao número de vagas disponíveis. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias para cemiterios.visitas@cm-lisboa.pt
Local: