Este evento já ocorreu.

Visitas Guiadas aos Cemitérios de Lisboa

visitas guiadas
8 março a 29 março 2025
vários locais
Visitas Guiadas aos Cemitérios de Lisboa

Visitas culturais que dão a conhecer o património histórico, artístico e social destes locais de culto. O património cemiterial inclui jazigos de renome, estatuária relevante, com referência a personalidades importantes da sociedade portuguesa e a momentos emblemáticos da nossa história.

8 mar: 16h30 | Cemitério do Alto de São João
Percursos no Feminino no Cemitério do Alto de São João
Visita que se foca no percurso de vida de algumas mulheres que se destacaram em diversas épocas, deste o século XIX até à atualidade. Ativistas e feministas republicanas, como Adelaide Cabete e Ana de Castro Osório, escritoras e poetisas, como Maria Veleda e Judite Teixeira ou as atrizes e cantoras, Ivone Silva e Maria Severa, as suas histórias serão relembradas e partilhadas neste passeio, num dos mais emblemáticos cemitérios de Lisboa.

22 mar: 16h | Cemitério dos Prazeres
Lançamento dos Guias Ilustrados dos Cemitérios com Percurso guiado
Apresentação dos Guias Ilustrados do Cemitério do Alto de São João e do Cemitério dos Prazeres, numa sessão com a presença das autoras (Maria da Gandra – esquemas e design e Gisela Monteiro – investigação e textos) e da Dr.ª Sara Gonçalves – Chefe da Divisão de Gestão Cemiterial da CML.
Os participantes são convidados a fazer uma visita pelo cemitério, encontrando alguns dos pontos identificados no Guia e outros monumentos de destaque.

28 mar: 16h30 | Cemitério dos Prazeres
Último Palco: Atores e Atrizes no Cemitério dos Prazeres
Percurso que dá a conhecer locais diferenciados do Cemitério, como os Talhões de Artistas ou o Jazigo de Homenagem aos Artistas Dramáticos – o último palco de grandes nomes do nosso imaginário.

29 mar: 11h | Cemitério do Alto de São João
Figuras Forenses no Cemitério do Alto de São João
Percurso subordinado ao tema da criminologia, ciência forense e da medicina legal. Referência a relevantes figuras neste campo durante o século XIX e primeiro quartel do século XX, como o Dr. Balbino Rego, diretor do posto antropométrico ou Eduardo Fernandes, o popular jornalista criminal Esculápio. Destaque para alguns dos crimes e investigações que mais impacto tiveram na sociedade da época como o caso da pintora Josepha Greno ou o assassinato do Capitão Vaquinhas pelos misteriosos Máscaras de Bronze, cujo processo nunca foi encerrado.

Inscrição obrigatória para cemiterios.visitas@cm-lisboa.pt
Máximo de participantes: 30 pessoas


Local:

Parada Alto de São João
Leaflet | Map data © OpenStreetMap contributors
Praça São João Bosco, 568 213 961 511

cemiterio.prazeres@cm-lisboa.pt

Leaflet | Map data © OpenStreetMap contributors