Visões de Dante
O inferno segundo Botticelli
Nos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), o Museu Calouste Gulbenkian apresenta dois excecionais desenhos sobre pergaminho da autoria de Sandro Botticelli alusivos ao Inferno, da Divina Comédia, poema épico da literatura italiana. Estas obras, pertencentes à Biblioteca Apostolica Vaticana, fazem-se acompanhar por dois manuscritos de Jacopo della Lana e Boccaccio, pertencentes à mesma instituição.
Além destas edições raras da obra referencial de Dante, é possível ver um exemplar do manuscrito dantesco proveniente do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal, outrora propriedade do Frei Manuel do Cenáculo, bem como obras de Auguste Rodin e René Lalique, que fazem parte da Coleção Gulbenkian, e uma escultura e desenhos de Rui Chafes.
Esta exposição, que pretende originar uma reflexão sobre a relação entre imagem poética, iconografia artística e simbologia religiosa, conta com o comissariado científico de João Carvalho Dias e Maria Helena Borges e com a coordenação científica de João R. Figueiredo e Teresa Bartolomei.
Quarta a segunda, das 10h às 18h
Ficha técnica:
Curadoria de João Carvalho Dias e Maria Helena Borges
Local: