Vivace
“Vivace” não corresponde a um andante grazioso , não é allegro e não é vivo, está entre os dois, não é um nem é outro, um pouco um, um pouco o outro, é mais alegre que o allegro, mais lento que o vivo, mas é, sobretudo, cheio e articulado. Na teoria musical italiana, o tempo de uma composição é o seu andamento, ou seja, a referência escrita ao tempo de execução,
mostrado acima do pentagrama e, indispensável para a interpretação da peça musical, pois estabelece a dificuldade da composição, influenciando assim o estilo da atuação. Embora as indicações de tempo existam em quase todas as línguas faladas, as bases da música clássica levam à utilização regular de indicações em línguas europeias, em particular em
italiano. Os instrumentos que participam numa execução do género são, claramente, os mesmos de um adagissimo ou de um grave, mas tais instrumentos adquirem uma identidade mais marcante para a modalidade expressiva neste específico tempo musical – exprimem-se pelo que são e, acima de tudo, é realçada a sua variedade acústica evidenciando-lhes a cor, a forma e o movimento. Aqui está a qualidade acima citada deste ser vivaz, a sua plenitude variada e complexa. Quão complicada esta vivacidade, tão excêntrica e ligeira, ciente de si e descontraída. E se a orquestra em questão, cujo coro é metaforicamente constituído pelas obras de arte que compõem “Vivace”, fosse composta por lapilli estético? E se não estivesse em jogo o caráter do tempo, mas sim o da visão? É como entrar num vivaz jardim coral feito de obras, uma composição de bpm, batidas por minuto, de frequências saltitantes: cada elemento bate a um ritmo visual com uma entidade refinada, cada um deles é vivaz, alegre mas ao mesmo tempo sensível e maduro, dançante mas linfático e todos juntos evidenciam-se mutuamente, num resultado extraordinariamente não cacofónico, mas feito de um entrelaçado, marcado por respirações intermédias, que se manifesta entre caminhos expressivos e ondulações criativas de diferentes matrizes.
Domenico de Chirico
Terça a sábado, das 14h às 19h30
Ficha técnica:
Curadoria de Domenico de Chirico
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