William E. Jones

Cinemateca com o Queer

cinema
21 setembro a 27 setembro 2024
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
William E. Jones

Em nova colaboração com o festival Queer Lisboa, cuja 28ª edição decorre em várias salas da capital entre 20 e 28 de setembro, a Cinemateca coorganiza esta retrospetiva de autor. William E. Jones veste múltiplas peles: a de artista visual, a de realizador experimental, a de escritor e a de professor universitário, entre outras.

As suas origens e diversas “identidades” convergem num corpus de trabalho coeso e centrado – mas que não se esgota – no estudo da cultura e vivência homossexual tal como representada na cultura popular, utilizando fontes de imagens respigadas do cinema, da televisão, da Internet, da pornografia, da videovigilância, fotografias tiradas de revistas e livros, entre outros materiais de arquivo.

A acompanhar a retrospetiva que lhe é dedicada, Jones, que colaborou ativamente no desenho deste programa, propõe também uma carta branca numa sessão de curtas experimentais de cineastas marginais tais como Dietmar Brehm, Kurt Kren e o seu estimado Fred Halsted, sobre quem escreveu um livro intitulado Halsted Plays Himself (2011). À excepção do filme deste – Sex Garage – todos os filmes da retrospetiva serão primeiras exibições na Cinemateca e apresentados em cópias digitais. (Cinemateca Portuguesa)

Programa integral aqui

Local: