Xavier Garrett
Erro 404
Erro 404 explora a fragilidade daquilo que tomamos como certo. Onde o quotidiano é desafiado por ruturas inesperadas, o familiar colide com o absurdo e o previsível cede lugar à estranheza. Objetos, cenários e gestos são descontextualizados, ganhando novas narrativas ao se desconectarem da lógica que os sustenta, como se um glitch reescrevesse o código da realidade.
Entre o material e o digital, o analógico e o contemporâneo, cada obra desafia a relação entre o que vemos e o que interpretamos, reconfigurando a ligação entre o real e o imaginado. Produtos nacionais (como a garrafa de azeite em Peste à Mesa) tornam-se vítimas das suas próprias pragas, cenas banais são distorcidas pela presença do inesperado (Hiding My Feelings e Pausa Militar), e ecos do universo digital (Ambiente De Trabalho e Falhou Com Excelência) transportam-se num desconforto peculiar para o físico.
Estas peças são um reflexo de uma era saturada de imagens, e são, também, um convite a olhar para os detalhes que escapam à superfície. Como erros num sistema, questionam o equilíbrio entre progresso e alienação, revelando uma tensão constante entre a tentativa de controlo e a inevitabilidade da falha. O que acontece quando clicamos onde nunca deveríamos ter clicado? (…)
Xavier Garrett, 2024
Terça a domingo, das 10h às 19h
Local: